terça-feira, 12 de abril de 2016

Mitra



Mitra é o deus do Sol, da sabedoria e da guerra na mitologia persa. Ao longo dos séculos, foi incorporado à mitologia hindu e à mitologia romana. Na Índia e Pérsia, representava a luz, significando, literalmente, em persa, "Divindade solar". Representava também o bem e a libertação da matéria. Era filho do deus persa do bem, Aúra-Masda, e lutava contra os inimigos deste com suas armas e com seu javali Verethraghna. Era identificado com o sol, viajando todos os dias pelo céu com sua carruagem para espantar as forças das trevas. Era uma das mais populares divindades persas. Com sua adoção pelos romanos, tornou-se especialmente popular entre os soldados, que lhe ofereciam touros como sacrifício.


Existem referências a Mitra e a Varuna de 1 400 a.C. como deuses de Mitani, no norte da Mesopotâmia. Entre os persas, apareceu como filho de Aúra-Masda, deus do bem, segundo as imagens dos templos e os escassos testemunhos escritos. Mitra nasceu perto de uma fonte sagrada, debaixo de uma árvore sagrada, a partir de uma rocha (a petra generatrix; Mitra é, por isso, denominado de petra natus). Sua primeira menção é de aproximadamente 3400 anos atrás, sendo descrita como companheira de Varuna, o deus do equilíbrio e da ordem do cosmo. Por volta do século V a.C., passou a integrar o panteão do zoroastrismo persa: a princípio, como senhor dos elementos; depois, sob a forma definitiva do deus solar.


Após a vitória de Alexandre, o Grande, sobre os persas, o culto a Mitra se propagou por todo o mundo helenístico. Nos séculos III e IV da era cristã, as religiões romanas, identificando-se com o caráter viril e luminoso do deus, transformaram o culto a Mitra no mitraísmo.

A ordem dos caçadores estuda divindades solares para conhecermos melhor de onde as lendas e histórias sobre deus vieram. O cristianismo adotou muitas referencias da religião egípcia e da religião persa, era Mitra o deus conhecido como filho do senhor, vindo da luz, que livrava-nos do todo o mal e iluminava nosso caminho. Essas frases que encontramos na bíblia, já existiam a anos antes dentro do Mitraísmo. 


É importante saber que Mitra é uma divindade solar, assim como Hórus e Apolo; são divindades cujo potencial de magia é muito grande, já que a energia invocada vem diretamente do sol ( diferente de quando invocamos deusas cujo acontecem durante a noite e durante a lua cheia ). Os rituais para divindades solares devem ser feitos durante o dia e sob a influência da luz solar, não podendo haver nuvens tampando o sol ou impedindo a luz solar de tocar na terra, em outras palavras, nada de rituais solares em dias nublados.

Mitra ajuda a vencer qualquer obstáculo, vencer qualquer problema, enfrentar qualquer desafio ou dificuldade.


Um comentário:

  1. BKT8 | Vntopbet
    Betting gioco digitale odds for bk8 today soccer leagues, tennis leagues & more - VENTOPBET.COM. Soccer Betting ボンズ カジノ Tips, Predictions, Previews & Live Betting.

    ResponderExcluir